Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Por trás de um bom vinho


Uma das bebidas mais consumidas no mundo é o vinho. Após o bom momento da degustação há o descarte da garrafa de vidro e da rolha, que pode ser de plástico ou de cortiça.  Hoje darei foco à rolha.

 Já pensou a quantidade de rolhas descartadas? São pequenas, mas em quantidade geram um grande problema para o meio ambiente. O problema maior está na substituição da cortiça natural pela rolha de plástico. Para a rolha de cortiça há a iniciativa do reflorestamento para a manutenção da produção. Já as rolhas de plásticos são sintéticas e não encontrei em minha pesquisa iniciativas de crédito de carbono.
Você sabe como é a árvore de cortiça? Veja a imagem abaixo:

Popularmente chamada de sobreiro ou chaparro e cientificamente Quercus suber. A cortiça é a casca da árvore que quando retirada não é prejudicial, pois a cada 10 anos ela estará novamente pronta para um descortiçamento. Portugal é o maior produtor de cortiça. Esta é muito utilizada como isolante térmico. Mas, como disse acima a competição com o material sintético está levando a redução do cultivo dessa árvore linda.
Um projeto interessante é o Save Miguel. Assista esse vídeo e entre no site. Você poderá plantar um sobreiro.



Hoje também trago iniciativas de organizações que reciclam esse material. Todos os sites que pesquisei estão no final da postagem. Algumas fazem novos produtos com esta matéria prima. Vou dar sugestões de como você também pode reutilizar as suas e obtendo produtos lindíssimos e úteis para sua casa ou local de trabalho.



A primeira iniciativa é da ReCORK by Amorim, presente em Portugal, nos EUA e no Canadá. Ela além de recolher as rolhas usadas, realiza o reflorestamento e produziu em parceria com a empresa SOLE um novo calçado que substitui parte do material à base de petróleo pela cortiça. 





Não só seus pés podem usufruir desse material como todo o seu corpo. Vejam estas poltronas:















Muitos objetos podem ser produzidos usando a cortiça como recurso, mas abaixo trago ideias da reutilização das rolhas, como esses vasos do artista do One of Cork:










Mande suas ideias. Comente. Faça a diferença.


Save Miguel: http://www.savemiguel.com/home.html
ReCoRK: http://recork.org/
Blog The art of thers: http://theartofthers.blogspot.com/2010/10/put-cork-in-itor-on-it-recycle.html
 One of Cork: http://www.oneofacork.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário