Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Faça adubo em casa.

O lixo orgânico é composto por resíduos de origem animal e vegetal. Geralmente é úmido e o sumo gerado é chamado de chorume. Esse suco de lixo orgânico possui mau cheiro e causa poluição.

Quando absorvido pelo solo dos aterros sanitários contamina o lençol freático (água subterrânea).

Para ajudar a mitigar esse processo podemos fazer a decomposição de parte de nosso lixo orgânico em composteiras. Digo em parte, pois para composteiras caseiras o ideal é lixo orgânico cru: cascas de legumes e ovos não cozidos. Composteiras são recipientes com terra, serragem e minhocas que aceleram a decomposição e reduzem a zero o mau cheiro.

Podemos ter uma composteira até mesmo dentro de apartamentos. Você pode comprar uma composteira ou adaptar um organizador, como eu fiz:

1) Basta furar as duas primeiras gavetas para que o excesso de água fique depositado na terceira gaveta. Você pode utilizar essa água para regar as suas plantas. Pinte a gaveta para que as minhocas fiquem protegidas do excesso de luminosidade e para melhor adaptação dos microorganismos.

2)Na gaveta do meio coloca-se terra e minhocas. Misture o lixo orgânico e cubra-o com serragem.


3)As minhocas irão auxiliar os microorganismos decompositores e a serragem irá bloquear o mau cheiro.

4)Quando o composto estiver uniforme o adubo está pronto.




5) Distribua o adubo nos vasos de plantas.

Para maiores informações acesse o site do Recicloteca: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=37&Editoria=5&SubEditoria=15&Ver=1

Para comprar uma composteira indico o site da Minhocasa:http://www.minhocasa.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário