Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

EKOKOOK: A cozinha ecológica


Os chefs de cozinha de prontidão podem reduzir a suas pegadas ecológicas com a EKOKOOK. É uma cozinha planejada para gerenciar o desperdício e o tratamento do resíduo sólido e líquido.
Uma iniciativa do império gastronômico: França.
Os franceses visualisaram e projetaram esse mobiliário lindo e mais que útil.
O projeto possui quatro pilares: gestão de resíduos, culinária saudável, redução do consumo e armazenamento de energia inteligente.
O ponto principal do planejamento são os três compartimentos: um para resíduos sólidos, um para líquidos e outro para orgânicos.
Exemplos dos efeitos desses compartimentos (micro plantas) é a trituração do papel, o amassar das latas e garrafas, a quebra dos materiais de vidro, o tratamento para água de reúso, e a compostagem dos orgânicos.


Uma cozinha futurista, pois pode poupar 15L de água por dia pela ação de um dispositivo. Muito útil nas casas de São Paulo, já que somos os maiores consumidores de água do mundo (que vergonha).
O compartimento orgânico utiliza a ação biológica de alguns anelídeos (minhocas) para a decomposição dos resíduos orgânicos. Assim sendo, há a produção de humus, um excelente adubo para plantas.

A energia utilizada na refrigeração, na máquina de lavar e no aquecimento dos alimentos são também gerenciados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário