Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Inovação: Painel Termofotovoltáico


É a nova invenção de Mit Boston: um aparelho capaz de aproveitar o calor e transformá-lo em energia. Conhecido por efeito termofotovoltáico.

Durante os processos de conversão de energia, há sempre uma perda de produtividade: em particular os sistemas mecânicos têm eficiência relativamente pequena, e dificilmente pode ser escalável para tamanhos exigidos por dispositivos eletrônicos portáteis.

Pesquisadores do Instituto de Nanotecnologias Soldier (ISN) do MIT, liderada por Ivan Celanovic, desenvolveram  dispositivos fotovoltaicos muito eficientes, capazes de converterem diretamente em energia elétrica não só a radiação solar, mas também energia térmica a partir de qualquer fonte de calor.

 O material projetado consiste em uma superfície de cristal fotônico nanoestruturado (cristal de tugstênio), que quando aquecido gera um feixe de radiação de comprimento de onda definido.

O tamanho e a possibilidade de armazenar por mais de 30 anos sem necessidade de recarga torna esse dispositivo ideal para a indústria aeroespacial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário